FUNÇÃO Ex: Administrador

Aumenta a procura de emprego pela internet

Noticia 5768

-

Enviar por E-mail
Enviar por E-mail

E-mail:

Ir até uma agência para buscar uma oportunidade e se candidatar a uma função pode ser coisa do passado. Quem está na luta por uma vaga no mercado de trabalho pode contar com a ajuda da rede mundial de computadores.

Dados levantados pelo SINE (www.sine.com.br) e pelo Banco Nacional de Empregos – BNE (www.bne.com.br), portais que são hoje referência em vagas de emprego, mostram que está crescendo cada vez mais no Brasil a procura de oportunidades pela internet.

“O aumento é de 33,4 %, se compararmos o primeiro e o segundo semestre de 2015”, explica Adriano Gonçalves, gerente de negócios do BNE.

O especialista dá oito dicas valiosas para manter um bom perfil nos sites de emprego e ter mais chances de conquistar uma vaga de trabalho.

Dica 1: Mantenha seu currículo sempre atualizado

Após realizar as pesquisas de currículos, o recrutador utiliza a data da última atualização do CV para ordenar os candidatos a serem analisados e contatados. Quem não atualiza o currículo há mais de três meses dificilmente será chamado para entrevistas, pois o recrutador não consegue examinar a situação atual do candidato em relação à oportunidade em aberto.

Dica 2: Seja o primeiro inscrito

Quando uma nova oportunidade é publicada, o recrutador passa a receber os currículos de candidatos instantaneamente, já que, hoje, a comunicação é muito rápida. Ser um dos primeiros inscritos aumenta a chance de visualização do CV, pois o recrutador está iniciando a análise dos candidatos para seleção.

Dica 3: Fique atento ao seu e-mail e celular

Normalmente, os sites de empregos possuem alertas que informam a abertura de novas vagas aos candidatos. O BNE, por exemplo, conta com um sistema muito ágil e simples de comunicação por meio de SMS. O portal realiza a inscrição dos candidatos que respondem o torpedo com a palavra “SIM”, enviando o currículo automaticamente para o anunciante da vaga.

Dica 4: Deixe claro no currículo o seu objetivo profissional

Incluir o objetivo profissional no currículo pode informar o recrutador qual é o caminho que você quer seguir, independentemente de sua formação e experiências anteriores. Cuidado! Nada de exageros ou sonhos muito distantes do momento atual de sua carreira. Por exemplo, quem ainda é estudante de Direito, não deve colocar no objetivo a função de advogado e, sim, de estagiário na área jurídica, por ser mais próximo da realidade.

Cite, no máximo, três objetivos que estejam relacionados à função ou à mesma área de atuação. Vários objetivos distintos no mesmo currículo pode parecer falta de foco, diminuindo as chances de ser aprovado na análise inicial do recrutador.

Dica 5: Insira uma pretensão salarial compatível com o mercado

Inserir a pretensão salarial no currículo online é extremamente importante, já que o recrutador geralmente utiliza o dado para a triagem inicial dos candidatos. É fundamental preencher o valor adequado para o cargo e ser realista, conforme a prática do mercado. Aqueles que utilizarem salários muito distantes da oportunidade em aberto podem ficar de fora.

Alguns sites fornecem gratuitamente a média salarial relacionada a cada função. O Salário BR é um deles: www.salariobr.com.br.

Dica 6: Detalhe sua experiência profissional

Especifique sempre as principais atividades desempenhadas nas experiências anteriores, em tópicos e de forma clara e objetiva. Descreva também as conquistas obtidas, pois, nas organizações, os resultados são levados em consideração e isso pode fazer com que o currículo se destaque entre os demais. Vivências no exterior são válidas para determinadas oportunidades e, quando existirem, devem ser mencionadas, da mesma forma que os trabalhos voluntários.

Dica 7: Preencha todos os dados e inclua palavras-chave

A ausência de informações prejudica a localização do seu currículo. Quanto mais completo o CV, maiores são as chances de aparecer nas pesquisas dos recrutadores.

É comum no ambiente online a busca de currículos por palavra-chave. Portanto, procure incluir na descrição de suas atividades as palavras-chaves da atividade que você realizou, evitando siglas, ou abreviações.

Dica 8: Inclua foto no currículo online

Existe o mito de que inserir a foto no currículo reduz as chances de ser chamado para uma entrevista, mas isso não é verdade! A foto ajuda a humanizar o processo seletivo e dar credibilidade ao recrutador que está vendo uma lista com dados de vários candidatos.

Diferentemente das imagens utilizadas em redes sociais, a foto do currículo deve projetar o candidato no ambiente corporativo. Por isso, evite fotos pessoais que esteja com a família, com animais de estimação, ou que exiba roupas inadequadas. Também não são recomendadas fotos tiradas em festas, clubes, praia ou piscina. O melhor é utilizar uma imagem que seja sóbria e que transmita seriedade.

Comente

0800 001 1212

© 2012 Salário BR - www.salariobr.com.br