FUNÇÃO Ex: Administrador

Como você tem utilizado o seu tempo?

Noticia 241

-

Enviar por E-mail
Enviar por E-mail

E-mail:

Como você usa o seu tempo durante o expediente? De acordo com uma pesquisa realizada por Christian Barbosa, fundador da Triad Consulting, especialista em administração de tempo e produtividade, em parceria com a Revista Você S/A, o brasileiro está trabalhando muito. Mais de 46% dos entrevistados trabalham mais de 9 horas por dia, o que na opinião de Barbosa não quer dizer que trabalhar mais é trabalhar melhor, ou seja, com mais produtividade. “Muito pelo contrário”, diz.

Barbosa relata que 80% dos entrevistados afirmaram que perdem de uma hora a três horas por dia sem fazer nada de efetivo. “Eu sempre digo que as pessoas não têm problema de falta de tempo, elas têm problema é com a gestão do tempo que possuem. Estão literalmente desperdiçando”, comenta.

Outra pergunta feita na pesquisa foi ainda mais direta: “Você enrola durante o horário de expediente?” Neste caso, conta o especialista, a resposta foi que 80% dos entrevistados confirmaram que enrolam de 30 minutos até três horas por dia.

“Claro que isso não acontece por fatores isolados na empresa, é uma série de questões de ordem administrativa, técnica, burocrática e de liderança que podem estar gerando esse desperdício de tempo”, explica ao enfatizar que o problema não é só da liderança, é de todos. “Claro que os líderes ficam com a maior responsabilidade por mudar esse quadro, definindo prioridades, ajudando o time a se engajar em suas atividades, mas cabe a todos ser honesto consigo mesmo e se avaliar: será que eu poderia gerar mais resultados para a empresa ou contribuir de alguma outra forma? Se a resposta for sim, então arrume algo para fazer. Se for não, então talvez você não esteja tão engajado”, relata.

Desperdício de tempo

Segundo Christian Barbosa, quando foram analisados os dados referentes à internet, ele diz: “84% dos entrevistados afirmam que acessam redes sociais durante o horário de trabalho, 11% confirmam que veem pornografia, 56% fazem compras on-line e impressionantes 2% fazem sexo virtual. Tudo isso durante o expediente”.

Para o especialista, a única forma de não ter desperdício de tempo seria se tivéssemos robôs trabalhando em vez de seres humanos. “Precisamos, sim, de um tempo para agendar um médico, pensar no filho, ligar para a namorada. Isso é normal! O que não podem ocorrer são exageros. O que a pesquisa comprovou é que estamos trabalhando mal, em maior quantidade, com mais estresse e com menos resultados. É preciso um esforço conjunto da liderança, da equipe, da presidência, do RH, do TI, para que haja uma conscientização coletiva e que o desperdício seja minimizado. Nunca foi tão necessário adotar práticas de produtividade nas empresas”, conclui.

Comente

0800 001 1212

© 2012 Salário BR - www.salariobr.com.br