FUNÇÃO Ex: Administrador

Processos seletivos ultrapassados desanimam profissionais

Noticia 5728

-

Enviar por E-mail
Enviar por E-mail

E-mail:

Conquistar uma vaga no mercado de trabalho é o objetivo de muitos profissionais, especialmente os jovens em início de carreira. No entanto, nem sempre essa tarefa é fácil e o motivo não fica restrito apenas ao cenário econômico ou a falta de oportunidades. Na visão de muitos, um dos principais problemas está na forma como os processos seletivos são desenvolvidos.

Uma matéria recentemente publicada na revista Profissional & Negócios destaca que a configuração de testes, dinâmicas, avaliações, exercícios e etapas muito longas podem aproximar ou afastar o candidato de uma chance profissional.

De acordo com Luis Cabañas, diretor-geral da Universia Brasil. “A preparação dos jovens brasileiros para ingressar no mercado de trabalho é um tema de muita relevância", afirma. Por este motivo, é importante entender como os jovens analisam os processos de contratação, especialmente para estágios e trainees.

Muitas vezes, a vaga realmente parece ser aquilo que o candidato sonha, mas o processo seletivo acaba funcionando como uma barreira e muitos jovens acabam saindo decepcionados. “Dinâmicas de grupo mal feitas ou consultorias que te chamam sem você ter os pré-requisitos”, reclamou um dos entrevistados. “Muitas etapas. Elas são extremamente desgastantes e não chegam a dar parâmetro em absolutamente nada sobre o que você vai executar ou a área que você está pretendendo”, justifica outro. “A falta de transparência da empresa em relação às atitudes tomadas durante o processo seletivo e ainda a falta de organização poderia me desencorajar a optar por tal empresa se tiver outras oportunidades em vista”, desabafa um terceiro.

O problema pode estar relacionado fato de tentar trabalhar com a geração Z da mesma forma que se trabalhava com a geração Y, por exemplo. E como tudo no mercado, o que não acompanha as transformações e se moderniza acaba ficando obsoleto e desinteressante aos jovens talentos. O conteúdo aponta que um processo seletivo mais enxuto e que possibilite conversas ‘olho no olho’ são mais interessantes e estimulantes do que a maioria dos longos processos desenvolvidos atualmente.

Comente

0800 001 1212

© 2012 Salário BR - www.salariobr.com.br