FUNÇÃO Ex: Administrador

Trabalhar em uma startup é opção para profissionais de RH

Noticia 5726

-

Enviar por E-mail
Enviar por E-mail

E-mail:

Nos últimos anos, muito se tem falado das startups. Antigamente consideradas apenas novas pequenas ou médias empresas, o termo vem evoluindo aos poucos e se caracteriza como pessoas que se unem e buscam novos modelos de negócios, apostando em inovações, mesmo em cenários de incertezas.

Mas o que vem chamando a atenção é que muitas startups acabam crescendo rapidamente, tornando o negócio em algo grandioso e muito diferente do que se imaginava quando o conceito ainda era muito ligado a pequenos negócios. E é exatamente por este motivo que uma área de RH bem estruturada está se tornando cada vez mais importante para algumas startups.

Partindo do princípio de que os empreendedores devem sempre montar um plano de negócios que contemple diversos aspectos de desenvolvimento e crescimento em pelo menos três anos, investir em um profissional de RH se torna uma opção logo nos primeiros meses de vida da startup.

De acordo com Guilherme Junqueira, gestor de projetos da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) em entrevista, uma startup que caminhe para um negócio com mais de 50 funcionários já deve buscar um gestor de pessoas. “Este profissional de RH que se aventure por uma startup deve ter em mente que os desafios são grandes, o que requer um perfil diferenciado. Eles não devem apenas montar um pacote de benefícios e achar que o trabalho está feito, é preciso de muito mais”, destaca o profissional.

Para Junqueira, o perfil deste profissional deve ser o de alguém que gosta de desafios e saber ser autogerenciável. Além disso, é preciso transparecer conceitos de liderança, competitividade e flexibilidade, por exemplo. Trabalhar em uma startup é uma forte opção para profissional de RH, sem a menos dúvida. No entanto, esse profissional precisa entender que estará em uma organização com uma cultura organizacional muito diferente da de grandes empresas, por exemplo.

“É ele vai ajudar a gerenciar os profissionais, desenvolver os planos de horários, processos de seleção e recrutamento, enfim, é bastante responsabilidade para uma pessoa que deve ser dedicada e organizada, mas bastante flexível e antenada ao que acontece no mercado de trabalho. É um desafio, mas sem dúvida vale a pena”, finaliza o gestor de projetos da ABStartups.

Comente

0800 001 1212

© 2012 Salário BR - www.salariobr.com.br